Os primeiros dentes, normalmente, nascem no intervalo de tempo entre os 4 e os 14 meses e é importante que o bebé aprenda a beber água ou leite sem o uso do biberão até ao primeiro ano de idade, fase em que devemos começar a pensar  introduzir o copo nos hábitos dos mais pequenos. O indicado é que com um ano de idade, o bebé já esteja apto para a utilização do copo, sempre com uma curva de aprendizagem!

 

São muitos os bebés que adoram chuchar nas tetinas do biberão mas quando erupcionam os primeiros dentinhos, estes ficam mais susceptíveis aos açúcares e como muitos bebem leitinho durante a noite ,os líquidos açucarados acumulam-se na superfície dentária . Com o copo, vão evitar que o bebé seja alimentado deitado e sim numa posição sentada, minimizando danos no desenvolvimento craneo facial, nomeadamente no tímpano.

Mas não vale passarmos do biberão, para um copo com aquela espécie de Tetina artificial porque isto vai surtir o mesmo efeito, ou seja, o bebé vai continuar a chupar. 

Se não introduzirmos o copo aberto ou um copo 360º na altura certa, podemos trazer inúmeras consequências para o desenvolvimento do bebé, colocando em risco as funções básicas como a mastigação, a respiração, a fonética e a deglutição e travando desta forma, o desenvolvimento/crescimento dos ossos da face.

Para crianças ainda muito pequenas, o copo aberto pode não ser a melhor solução uma vez que eles ainda não são muito autónomos nos movimentos e podem entornar os líquidos, precisando numa fase inicial da ajuda do cuidador, mas o copo 360º pode ser a solução ideal para uma fase de transição. 

São muitas as mães que me dizem que a adaptação ao copo não está a ser tarefa fácil mas não desistam. O segredo está em encontrarmos uma forma de tornarmos o momento do copo em algo a que o bebé associe positivo, pois afinal estão naturalmente a permitir um bom crescimento dos vossos bebés a todos os níveis , ósseo, respiratório, desenvolvimento motor, fala e aceitação alimentar! J

Já viram a quantidade de consequências que colocam em risco e que podem minimizar tendo mais este desafio da introdução do copo e eliminando desde cedo o biberão?

Dra. Joana Costa