A primeira consulta do bebé ou da criança no dentista é sempre motivo de ansiedade, tanto para os mais pequenos como para os pais. No entanto, não tem que ser uma dor de cabeça, pois os Odontopediatras são profissionais habilitados para ajudar a tornar o primeiro contato com o dentista numa experiência positiva.

O que acontece na primeira consulta? Pois bem, na primeira consulta na casa da Fada desmistificamos o dentista como o bicho-papão. O mais importante é que a a criança se sinta segura, num ambiente confortável e por isso é que eu faço sempre questão de colocar as minhas asinhas e ir até á recepção buscá-los para este momento tão especial.

Depois, antes de realizar qualquer procedimento, tento estabelecer uma relação de confiança para que a criança me associe a algo positivo e que os tratamentos possam decorrer de forma tranquila. O comportamento dos pais, dentro do consultório, também é fundamental para que a criança se sinta confortável e segura. Por vezes podem chorar e fazer aquelas “fitas” (que nós rezamos sempre para que nunca o façam fora de casa) mas o importante é que os pais não interfiram porque é normal chorarem por não perceberem porque têm que estar de boca aberta e meio que a invadir um espaço por onde descobrem o mundo! Mas depois passa, não há traumas e rapidamente escolhem o presentinho como reforço positivo , para levarem para casa.

Na primeira consulta da casa da Fada, de que forma é o bebé observado ?

A primeira etapa é a observação da boquinha da criança que, dependendo da avaliação psicológica de comportamento e colaboração, pode ser observado ao colo do cuidador ou sentadinho na cadeira da fada. Esta avaliação serva para percebermos a sua condição dentária e também para observarmos se os maxilares estão a desenvolver corretamente. Muitas vezes não nos apercebemos, mas se os nossos filhotes respirarem pela boquinha ou se estiverem a mastigar apenas com um lado da boca, isto pode estar a prejudicar o desenvolvimento das várias fases da saúde oral.

O uso da chucha até muito tarde, os bicos artificiais, o chuchar no dedo são alguns dos fatores que podem influenciar para este atraso no desenvolvimento e por isso vamos tentar identificar se existem estes comportamentos e se sim, tentar corrigi-los com as super dicas da Fada.

Cada criança é diferente e por isso o comportamento do Odontopediatra tem que ser moldado às características de cada uma. Os cuidadores, ou seja, os pais, são peças fundamentais na saúde oral e por isso recebem informação individualizada para ajudarem os mais pequenos a introduzirem hábitos de higiene oral nas suas rotinas. Esta informação é muito importante para o sucesso porque o que resulta com a vizinha, o mais certo é não resultar na vossa família e rotina.

Preparados para a primeira consulta na casa da Fada?

Dra. Joana Costa