Se existem alturas em que lançamos foguetes porque conseguimos não oferecer chucha ao nosso bebé, também existem alturas que o que mais queremos é que peguem na chucha para podermos ter um pouco de tempo e tranquilidade.

Aqui não há fundamentalismos nem julgamentos, mas dicas para que possam os cuidadores tomar as suas opções de uma forma mais consciente e informada.

Não existem evidências científicas para um timing exato de remoção da chucha, existem sim evidências de que quando existe chucha que seja usada apenas para o bebé adormecer e não para tudo o que achamos que a chucha poderá resolver.

A nossa estrutura crânio-facial tem um pico de crescimento até por volta dos 6 anos de idade, e sabem o que guia esse crescimento e desenvolvimento principalmente do nosso nariz, tímpanos e maxilares? Os músculos.
E de que forma? Através de uma mastigação bilateral e alternada (que só existe quando oferecemos ao bebé alimentos que estimulem essa mastigação), uma deglutição correta sem recorrerem a músculos compensatórios (que acaba por acontecer quando os pés não estão apoiados na cadeira de alimentação ou quando o bebé está reclinado para trás) uma boa pronúncia das palavras e uma respiração realizada apenas pelo nariz.

Ora se existe uma chucha diariamente a impedir que a língua esteja na sua posição correta, que é coladinha ao céu da boca, se existe uma chucha que impede que os lábios estejam fechados quando o bebé dorme ou durante o dia enquanto brinca, vai crescer com falta de força nestes músculos tão importantes para realizar todas as funções acima descritas.

A chucha altera o padrão respiratório e o bebé tende a respirar pela boca, onde o oxigénio entra a uma temperatura diferente do nosso meio interno. Mas a natureza é sábia para o bem e para o mal e compensa essa falta de oxigenação.

Quando a criança dorme, que é quando produz hormonas de crescimento, o coração entra em esforço para compensar essa falta de oxigénio e para ajudar o coração temos a ajuda do sistema renal para fazer este equilíbrio. Sabem aqueles xixis durante a noite e aquela fralda difícil de tirar? Este aumento do xixi é a forma que o sistema renal atua para ajudar o coração..

Para além disso o bebé tende a ser mais seletivo na alimentação ,tendo mais dificuldade na aceitação da introdução alimentar principalmente de alimentos mas secos e fibrosos .

O meu conselho é que tentem reduzir ao máximo o uso da chucha. Em casa tenham apenas uma chucha e fora do alcance e dos olhos do bebé.

Procurem ajuda para remover o hábito e antes de iniciarem essa viagem da remoção!

Pais informados crianças felizes

Dra. Joana Costa