Quando nascem os primeiros dentinhos, todos os pais vivem momentos de profunda ansiedade. Sabemos que é normal mas isso não nos impede de ficarmos aflitos quando vemos os nossos filhos a passarem esta fase.

Nesta fase oral, em que o bebe leva tudo à boca, é fundamental estarmos atentos para garantirmos que utiliza os objetos indicados para aliviar a dor ou a aquela comichãozinha na gengiva.

Aqui entram os mordedores…mas será que todos os mordedores são indicados?!?

Para terem sucesso no alívio de sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos e no correto desenvolvimento sensorial do bebé, os mordedores devem ser corretamente indicados para as diferentes zonas da boquinha.

Bastante comuns são os mordedores em madeira mas que podem, sem notarmos magoar a boquinha do bébé, pois podem originar farpas há medida que o bebé vai mordendo e que podem ser facilmente, e sem que dêem conta , engolidas ou até mesmo ficarem presas nas gengivas originando processos inflamatórios. Para além disso, por serem de madeira e por acumularem humidade por causa da saliva ganham mofo (fungos e microorganismos) facilmente.

 

O indicado é estar sempre alerta e criarmos também uma rotina para higienizar os mordedores e verificarmos que não representam qualquer tipo de perigo para os nossos filhos.

Aqui ficam as minhas sugestões:

Dra. Joana Costa